Lendas do Tricot: Aracne vs Atena
- Gilmar Silva
- 12 de ago. de 2015
- 3 min de leitura

O blog hoje apresenta a história do duelo de fios tecido entre a Deusa Atena e a mortal Aracne. Um clássico da mitologia grega, o duelo "Atena e Aracne" influencia até hoje a cultura pop. O quadro que ilustra este texto, por exemplo, é do pintor espanhol Velazquez. E filmes, músicas, séries, e videogames até hoje utilizam a premissa da história e caracterizam personagens sob o mesmo drama de Aracne. Até a própria palavra "aracnídeo" deriva do nome da grega tecelã que venceu uma Deusa com sua arte. Confira abaixo a nova história da série "Lendas do Tricot".

Desafio aceito, bora costurar!
Aracne, era uma jovem filha de tecelãos, e tinha uma extraordinária habilidade na arte de bordar. Seus trabalhos eram tão perfeitos e admirados que chamavam a atenção de todos. As ninfas deixavam os córregos e os vinhedos; os camponeses, a labuta. Tudo para encomendar e apreciar seus trabalhos. Devido a tanta admiração de todos, Aracne começou a comparar-se à deusa Atena na qualidade de seus trabalhos. Quando a notícia chegou ao Olimpo, Atena ficou furiosa com a petulância da mortal. Com o orgulho ferido, a Deusa sentiu-se desafiada e resolveu então promover uma competição com Aracne para ver quem merecia de fato ser considerada a melhor na arte de bordar. Transformada em uma velha, a Deusa visitou a jovem e perguntou-lhe se esta realmente achava que seus bordados se comparavam aos de Atena. Ao ouvir uma afirmativa transfigurou-se na sua forma real e como Atena, desafiou Aracne para um duelo de bordado. A sabedoria de "filósofas contemporâneas" como Valeska Popozuda ainda não estava em voga, então no lugar de um "um beijinho no ombro" pro recalque da deusa passar longe, Aracne, ingênua, aceitou o desafio. Mesmo sabendo que em caso de derrota pagaria com a sua vida.

Aracne - A primeira aranha do mundo
Foi um duelo disputado. Com belíssimas peças produzidas por ambas. Mas ao fim os trabalhos de Aracne se sobressaíram. Até mesmo Atena ficou encantada. Mas Aracne cometeu um erro. A jovem bordadeira havia tecido lindos painéis nos quais criticava a empáfia dos Deuses. O que instigou a ira na deusa.
Recalcada e enfurecida com as críticas, Atena rasgou os trabalhos de Aracne e a transformou num inseto asqueroso. Então, a deusa se pos a alertar as outras mortais e ninfas que presenciaram o duelo que era aquilo o que aconteceria com qualquer uma que viesse a desafiá-la. Mas para sua surpresa, ao virar-se, Atena se deparou com uma linda colcha tecida com um fio nunca visto antes. Aracne havia se transformado numa tecelã ainda mais extraordinária.
E assim surgiu Aracne: a primeira aranha da história do mundo.
Arachne - Directed by Nick Kozis
Uma outra versão do mito, como a apresentada na animação acima, apresenta um final diferente. Nela, após destruir os trabalhos de Aracne, a deusa tocou a testa da bordadeira com a ponta de seu cedro e no lugar de sua empáfia, a jovem foi tomada de culpa e angústia pelo seu desrespeito para com os deuses. E pouco tempo depois, depressiva, tirou a própria vida. Foi então que Atena, sensibilizada e se sentindo culpada, devolveu a vida à Aracne, na forma da melhor tecelã do mundo: uma aranha.
Moral da história: Se é que existe uma moral, acreditamos que seja a de que tanto a deusa como a jovem tecelã pecaram. A primeira pelo orgulho e a segunda pela empáfia. E que ter estilo e bom gosto está mais ligado a ter humildade e respeito pelo próximo do que tecer os mais lindos bordados.
***
Comments