Dicas de Jardim: Nossas trepadeiras
- Gilmar Silva
- 22 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

As flores e plantas da Maison Genève encantam clientes e turistas que passam pela malharia. Tanto que muitas pessoas perguntam quais espécies e cuidados que temos com o nosso jardim. Mas o grande barato é percebê-las surpresas ao revelarmos que não temos um escritório de paisagismo tomando conta ou um jardineiro super especializado e dedicado, de prontidão para cuidar das plantas todos os dias.

O encanto das árvores, plantas e flores da Maison Genève
Às vezes o bonito não é complicado Na verdade, acontece o contrário, muitos dos cuidados com as plantas são de responsabilidade dos funcionários da Maison Genève. Mas calma, não estamos explorando nossos colaboradores, não é caso de acúmulo de múltiplas funções. É que a maioria das plantas só pedem o cuidado de serem regadas e pequenas podas. Porque dá sim para ter um bonito jardim sem grandes complicações. Pensando nisso a partir de hoje traremos dicas de paisagismo aqui no blog.

O jardim da Maison Genève
Jardim vertical
Pra começar escolhemos aquilo que mais chama atenção no nosso castelo, o jardim vertical com suas belas trepadeiras e flores. Preparados? Então bora lá!
Nosso jardim vertical é composto por heras verdes e gerânios pendentes. Ambas espécies são perfeitas para o clima de Campos do Jordão e pedem poucos cuidados.
A Hera
A hera gosta de sol, o que aqui na Maison Genève não é um problema. Mas ela também sobrevive bem a meia-sombra, mas daí com folhas menos verdes, apagadas, logo, menos bonitas . O ideal é que ela fique exposta o dia inteiro ao sol.
Já o frio não é um problema e ela sobrevive bem até mesmo a geadas. Só a umidade não pode ser exagerada. A Hera não gosta muito de solos encharcados. E o solo para o plantio deve ser drenado e fértil, adubado com matéria orgânica (adubo animal).

A hera cobre boa parte da fachada da Maison Genève
A hera cobre muros e paredes e faz parte das plantas recomendadas para jardins sustentáveis, onde ajuda a diminuir a irradiação da luz direta do sol que propicia as ilhas de calor nas cidades. Também ajuda na retenção da poeira em suspensão, ajudando a purificar o ar. É uma planta fantástica. Cuidados: A planta deve ser adubada de 6 em 6 meses com adubo orgânico. No tocante a irrigação a própria água das chuvas se encarrega do trabalho. Mas em tempos de seca não custa nada dar uma mãozinha regando uma vez por mês, mas sem exagerar na mão. Lembra? A hera não gosta de solo encharcado. Já a poda deve respeitar a arquitetura da casa, o desenho das janelas e portas, sendo realizada mensalmente.
Gerânios Pendentes Os gerânios crescem em vermelhos vibrantes, rosas radiantes, brancos brilhantes, roxos revoltos... ih, a lista é longa. Aqui na Maison Genève o vermelho e o rosa dos gerânios cobrem a fachada do prédio.
Essas flores também se dão muito bem com regiões de clima ameno como Campos do Jordão. Mas assim como a hera precisam de sol pleno. Plantadas em jardineiras elas oferecem um bonito espetáculo com as flores dependuradas em formato de cascata.

Cascatas de Gerânios na Maison Genève <3
Cuidados: O gerânio-pendente se desenvolve melhor quando cultivado sob sol pleno, mas em regiões muito quentes, ele pode se beneficiar de um sombreamento do sol da tarde. Pode ser plantado em vasos suspensos ou em jardineiras. A terra deve ser vegetal, terra preta com base orgânica. Bastante resistente a seca, bastam três regas por semana para mantê-lo bonito. Mas em caso de solo seco, regue com água em abundância. Também é aconselhável que você remova as flores já mortas para estimular o crescimento de novas flores. E é recomendada a renovação do canteiro após alguns anos, já que a planta passa a perder suas boas características.
***
Comments