Lendas do Tricot: Penélope de Esparta
- Gilmar Silva
- 28 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Aqui na Maison Genève o tricot há mais de 40 anos é tratado com reverência. Mas isso não é exclusividade só nossa, porque a técnica é uma verdadeira instituição em todos os continentes a ponto de ser tão recorrente no imaginário popular que está inserida em curiosas histórias, lendas e causos espalhados pelo mundo.
Nós contaremos algumas destas histórias durante esse ano na coluna “Lendas do Tricot”. E nesta estreia da coluna (abaixo) você confere a história de como o tricot salvou a pele da personagem Penélope, esposa de Odisseu na mitologia grega. Boa leitura!!!

Na mitologia grega, Penélope, princesa de Esparta se casou com Odisseu (Ulisses na mitologia romana) e viveu feliz ao seu lado até que o marido, que era um excelente guerreiro, foi chamado para lutar na Guerra de Tróia. Penélope tinha certeza de que Odisseu retornaria da guerra, mas muitos anos se passaram e nada do retorno do marido.
Como não havia notícia de Odisseu, nem se estaria vivo ou morto, o pai de Penélope sugeriu que sua filha se casasse novamente. Penélope, fiel ao marido, recusou, dizendo que esperaria a sua volta. Porém, diante de muita insistência do pai e para não desagradá-lo, acabou acatando o pedido e resolveu aceitar a corte dos pretendentes à sua mão. Mas para tanto estabeleceu a condição de que só escolheria um noivo depois que terminasse de tecer um sudário em sinal de luto para a família de Odisseu. Mas na verdade, com esse estratagema, o que ela esperava era adiar o evento o máximo possível.
Todas as noites Penélope desfazia o trabalho realizado durante o dia, adiando dessa maneira, indefinidamente, a decisão que os candidatos à sua mão aguardavam ansiosos.
O segredo de Penélope
O sudário tecido pela princesa Penélope era feito em tricô, única técnica que permite o descampionamento, que é um procedimento que permite desfazer um tecido de malha rapidamente. Dessa maneira Penélope ganhou tempo, até que uma serva descobriu o truque e contou para seu pai. O rei então ordenou que ela escolhesse um pretendente o mais rápido possível. Ela acatou, mas propôs outra condição. Conhecendo a dureza do arco de Odisseu, e imaginando que ele era o único homem capaz de encordoa-lo, ela disse que se casaria com o homem que conseguisse colocar uma corda e em seguida soltar uma flecha com o arco do marido.
Dentre todos os pretendentes, apenas um camponês humilde conseguiu realizar a proeza. E para surpresa de todos, o camponês era na verdade Odisseu, que estava disfarçado devido a um desentendimento com Poseidon, que como narrado na Odisseia de Homero, atrasou em anos o retorno de Odisseu para Esparta. E foi assim, que mesmo depois de muito tempo, Penélope e o marido voltaram a ficar juntos novamente. Graças a astúcia de Penélope, a força de Odisseu e em parte também, ao nosso querido tricot. :D
***
Comments