top of page

Como apreciar um bom café



Existe uma pergunta recorrente entre fãs de café: "Qual a melhor maneira de prepará-lo?".


Bem, apontar um modo apenas é impossível, tudo depende do gosto pessoal de cada um. Mas é possível dar dicas para que aquele cafézinho fique ainda mais prazeroso. Por isso elencamos abaixo um guia rápido para você curtir ainda mais o nosso expresso. Com vocês a arte de apreciar um bom café.


Basicamente a experiência de paladar com o café se resume a quatro estágios: Aroma, Acidez, Corpo e Sabor.


Aroma


É o cheiro que o café tem. Alguns exemplos de aroma são: de especiarias, floral, de nozes e chocolate. Essas fragrâncias distintas estão diretamente ligadas ao sabor em si do café. Lembre-se de que alguns aromas são mais sutis e apresentam até um certo desafio para serem depurados por um provador novato de cafés. Mesmo assim, é importante iniciar suas degustações de café apreciando o seu aroma, já que grande parte do sabor que percebemos deriva do que conseguimos apreender com nosso olfato.


Acidez


Ao nos referirmos à acidez como um termo típico de experimentação de café, não estamos nos referindo ao real nível de pH do café, mas apontando uma característica (presente ou não) em determinados cafés que é a de deixar o palato rapidamente limpo de quaisquer vestígios, após ser degustado. Você vai provar e apreender a acidez do café nas partes laterais e na ponta da língua, da mesma forma quando experimentamos a acidez de uma fruta cítrica. Cafés de acidez elevada são descritos como vívidos, adstringentes, mas com passagem rápida pela língua, sem deixar muitos vestígios. Cafés de baixa acidez são mais suaves na boca e seu paladar tende a perdurar mais.


Corpo


É a sensação de “peso”e/ou “ textura” que o café deixa na língua. Ele tem gosto leve ou pronunciado na sua boca? Essa é a sensação que se tem ao compararmos leite integral com leite desnatado. Um café com corpo leve vai parecer de paladar leve na sua língua e seu sabor não perdurará por muito tempo. Em comparação, um café encorpado , aveludado, tem peso na sua língua, e o seu paladar permanecerá por algum tempo.


Sabor


É o paladar em si do café. Essa característica parece ficar registrada em várias partes da boca. Frutas cítricas, cacau, chocolate e frutas silvestres são apenas alguns dos sabores que você pode detectar em alguns cafés. Alguns desses sabores são de muito fácil identificação, ao passo que outros são mais sutis e mais difíceis de reconhecer. Dicas de mestre 1 Experimente beber o café sem açúcar. O açúcar industrializado encobre boa parte das características do café. E cafés de qualidade como os servidos no Sans Souci já tem uma doçura natural.


2 Água com gás e quitute - Você pede um expresso e então chega à mesa o seu amado cafézinho acompanhado de uma água com gás e um mimo da cafeteria, um biscoito, bolinho, doce ou chocolate. E agora como proceder? O propósito da água com gás é limpar e ativar as papilas gustativas da língua, para uma experiência total do gosto do café. Por isso a dica aqui é a seguinte: primeiro dê uma mordida no quitute, em seguida beba um gole da água e então experimente o café. Mas feito esse ritual está liberado misturar tudo. Se joga!


Loucos por café <3


Reconhecendo um bom café expresso


Um café expresso bem tirado pode ser reconhecido verificando algumas características.


O resultado final de um bom café expresso deve ser um concentrado (7 g de pó para até 50 ml de água) de aroma e sabor intensos com um bom corpo e persistência no paladar, coberto por um denso creme marrom claro, cuja espessura deve estar entre 3 a 4 mm.


No Sans Souci o "teste do açúcar" é substituído por uma leve calda de chocolate. O que evita que o café seja maculado e antecipa o prazer do cliente, fazendo-o beber com os olhos :)


O Creme


1 A espessa e rica camada de creme impede a perda de calor e aroma do expresso antes de ser consumido. 2 O creme (e não a espuma, que se desfaz rapidamente) permanece na xícara por um longo período. O creme marca e adere a parede da xícara. 3 O creme espesso e duradouro é o sinal mais importante de que o expresso foi bem tirado. O preparador deve estar sempre atento ao creme . Se ele não se formou, é porque a moagem está grossa, o tempo de extração foi curto e o café não foi bem tirado (ficará muito fraco). 4 O expresso bem tirado tem creme espesso, com cor homogênea e retém uma porção de açúcar ( teste do açúcar) durante alguns segundos.

***

Destaques:
Redes Sociais:

Melhor Café 2013 | 2014

Top 10 Campos do Jordão

bottom of page