Um país 100% orgânico
E a Dinamarca fez de novo. O país que já é considerado um dos países menos corruptos do mundo. E que figura entre os países com as melhores condições de educação, mobilidade e saúde, está se preparando para ter uma agricultura totalmente sustentável. Este é um dos projetos que o atual governo tem intenção de por em prática para transformar a agricultura dinamarquesa em 100% orgânica. Confira um matéria do site GreenMe sobre a decisão dos políticos dinamarqueses. Clique aqui.
Dinamarca - Reino dos orgânicos
25 anos fazendo a esperança possível
A Dinamarca é o país com maior desenvolvimento e amplitude do comércio de produtos orgânicos. A agricultura biológica dos dinamarqueses está à frente de seu tempo. São já quase 25 anos de existência e aplicação de leis sérias de proteção à natureza, às águas, ao uso de defensivos e outros produtos agrícolas, sendo que 97% da população conhece o seu significado e importância. É um verdadeiro recorde, assim como o fato de que a despesa total de alimentos do país é composta por 8% apenas de produtos certificados. E desde 2007, a exportação de produtos orgânicos na Dinamarca aumentou em 200%.
E mesmo que uma realidade dessas pareça tão distante do cenário brasileiro, a onda verde que tem tomado regiões como a Serra da Mantiqueira nos deixa otimistas. Aqui na região o Slow Food parece ter chegado para ficar. E iniciativas como a da Dinamarca servem à causa, principalmente porque faz com que empreendimentos como o Sans Souci aumentem suas esperanças no propósito de uma alimentação saborosa, porém mais saudável, sem riscos.
A atitude da Dinamarca funciona como uma famosa frase do prestigiado designer, Brian Collins. Collins costuma falar que o seu trabalho é "Make hope visible". Ou seja, fazer a esperança visível, mostrar que sim é possível alcançá-la. A Dinamarca mais uma vez acaba de mostrar ao mundo que é possível melhorar o lugar onde vivemos. Viva a Dinamarca! Viva os orgânicos e os produtores e empresários conscientes! De lá e de cá! :D
***
fonte: GreenMe