top of page

Leite vem da Vaca e Café vem da Flor


Leite vem da vaca e o café que você bebe vem de uma flor. Sério, pouca gente sabe, mas o café nasce de uma flor, a Flor do café. O café é sofisticado por natureza.


Depois do plantio, a florada é a fase mais importante de um cafeeiro. Nessa época, cada galho da planta se torna um bouquet branco cuja flores desabrocham numa só manhã, agrupadas em um pequeno feixe. Da flor resulta o surgimento do chumbinho, algo como uma frutinha que vai desenvolver-se ao longo de 6 a 8 meses, até se transformar no grão de café.


Café: Uma experiência sensorial


A flor do café tem cheiro de jasmim e o grão lembra uma cereja madura, docinha. E a natureza foi generosa com o grão do café. Ele pode ter sabor de maçã, damasco, frutas vermelhas ou notas cítricas.


O grão também pode ser cheio de açúcares naturais. E quando torrados, estes açúcares podem originar sabores, aromas e texturas de caramelo, doce de leite, rapadura, especiarias e até chocolate. Agora transfira tudo isso para uma xícara, o resultado quem é fã de café já conhece, surpreende todos sentidos.


Que falta faz um bom café


Mas essa experiência capaz de surpreender os sentidos só encontramos em bons cafés. E foi isso que fez a chef Ornella Padovan abrir uma cafeteria em Campos do Jordão. Até 2011 a cidade não dispunha de um lugar que trabalhasse com um café de qualidade e Ornella sentia falta de saborear um bom café em um ambiente tranquilo e acolhedor, que estimulasse a permanência e um bom bate papo. Algo comum na sua rotina durante os anos que morou em São Paulo. Lá a chef trabalhou no Santo Grão, a premiada cafeteria paulistana, e se apaixonou por cafés especiais. E foi assim devido o empreendedorismo nostálgico de Ornella que Campos do Jordão ganhou o Sans Souci, a melhor cafeteria da cidade segundo a Veja Comer & Beber em 2013 e 2014.


Sans Souci - Atmosfera à la Amélie Poulain


Sans Souci - Café com algo a mais


O café do Sans Souci


Ornella não teve dúvidas quando decidiu abrir a sua cafeteria, o café teria de ser Santo Grão. No Sans Souci o café que leva a assinatura da tradicional casa paulistana é o Blend Santo Grão.


Mas o que é um blend? É bem simples de entender, um blend de café é uma composição de grãos diferentes. Assim como os vinhos tem o seu assemblage ou corte, os grãos de café podem ser misturados para obter o máximo de variedade e qualidade na xícara. E o Blend Santo Grão é um dos mais admirados do Brasil. No Sans Souci ele está presente em todas as bebidas, do tradicional espresso, ao cappuccino, passando pelo mocha, até os drinks gelados.


Sans Souci - O premiado café Santo Grão


Café com assinatura


O Blend Santo Grão servido no Sans Souci tem aroma intenso e sabor achocolatado. Sua entrada tem frescura, porém na boca é aveludado e seu retrogosto é licoroso. O responsável pela qualidade e receita é o Coffee Hunter, Fábio Ruellas, um dos mais prestigiados especialistas em cafés especiais do país. Ruellas viaja o país degustando cafés excepcionais de várias regiões, para a partir da prova de cada um selecionar os melhores e combiná-los em receitas exclusivas no Blend Santo Grão.


Sans Souci - O Coffee Hunter Fábio Ruellas

Seleção de camisas 10


E essa verdadeira seleção, com os melhores cafés especiais do Brasil, você pode experimentar em Campos do Jordão, no Sans Souci. E aqui o café tem ainda poderosos aliados, os doces da nossa confeitaria, mas isso já é papo para outro post.


Por ora é isso, e já sabe ne? Se vier a Campos não deixe de tomar um café com a gente ;D


***


Saiba mais sobre o Sans Souci, clique aqui.


Onde fica? Sans Souci - Av. Januario Miraglia, 3260, Campos do Jordão.



Destaques:
Redes Sociais:

Melhor Café 2013 | 2014

Top 10 Campos do Jordão

bottom of page